Episode Transcript
Mensagem de encerramento
Que a paz do Cristo se faça em vossos corações, queridos amigos, queridas amigas.
Vamos entender a criação divina, buscando essa inspiração superior.
O ser humano gosta tanto de briga, tanto de ódio, e fica falando tudo, não para gerar compreensão, mas para gerar disputa. Não para desenvolver ternura, entendimento, mas para gerar críticas amargas.
Quando o ser humano olha para o próprio passado, ao invés de buscar “o que aprendi”, “o que preciso aprender”, sempre busca condenar. Isto não é bom. É importante reconhecer os erros, claro. Se você fazia parte de um grupo tenebroso que assassinava, isso é errado, não se deve fazer mais. Mas também é preciso pensar: o que aprendi de positivo; o que aprendi a fazer de nobre; e o que aprendi que eu não devo mais fazer? Porque muitas vezes o que se faz de forma errada é o começo do aprendizado para não se fazer mais. "Sei quais as consequências terríveis de prejudicar alguém. Senti em mim, encarnado ou desencarnado. Então agora me dou conta que é péssimo fazer isso. Não farei mais". E aprendeu. "Não farei mais. Serei mais atento, serei mais prudente, serei mais equilibrado".
Então, filhos, vamos entender que vocês, humanidade, estão apenas iniciando o processo evolutivo. Estão apenas dando os primeiros passinhos infantis em processo evolutivo num sentido mais amplo. Ora, vocês vivem presos em um mundozinho pequeno. Quando será que vocês vão poder viajar pelo menos pela via láctea? Como está distante ainda! Mas isso não é para que vocês se sintam desestimulados. É para que vocês se esforcem para crescer cada vez mais. O que queremos dizer é que muitos de vocês preferem ficar presos ao passado rude e grosseiro. E isso é triste, quando vocês deveriam estar investindo na ampliação imensa que Deus proporciona a vocês a oportunidade. Na ampliação de sentimento. Por que não amar o passado e amar o presente e amar o futuro? Por que não se olhar com carinho quando se reflete sobre a caminhada humana? Por que não se olhar com otimismo de tudo o que já foi conquistado? E, acima de tudo, por que não olhar com coragem e ousadia as conquistas maravilhosas que Deus permitirá que vocês realizem? Esta é a visão espírita, não a visão amesquinhada de ficar preso no passado ou no presente. É a visão que diz: passado de aprendizado, presente de realizações, futuro de conquistas maravilhosas.
Este é o convite dos espíritos da Codificação a todos vocês! Entender que o que se tem hoje é apenas o começo. Como será maravilhoso quando vocês conseguirem aparelhos que se comuniquem com espíritos de outros planetas! Isso vai ajudar a curar a mesquinhez do coração de vocês. Como será maravilhoso quando vocês possam simplesmente entrar num equipamento, num veículo desses e visitar alguns sistemas solares. Vocês vão poder entender a grandeza do sentimento do Cristo de forma muito melhor! É isso que nós queremos que vocês tenham atenção. Os espíritos superiores têm por missão preparar a humanidade para que ela se expanda, material e emocionalmente. Os espíritos da Codificação têm a obrigação de implantar no mundo o reino superior do amor e da bondade.
Mas para isso vocês têm que reconhecer que ainda são muito inferiores e a partir desse reconhecimento direcionar todas as forças ao crescimento moral e ao crescimento intelectual. Se vocês conseguirem isso, reconhecendo a situação de atraso em que se encontram e o caminho maravilhoso a ser seguido, vocês conseguirão superar essa etapa tão grosseira em que vocês se encontram. É isso que queremos. É isso que Kardec quer de cada um de nós: crescer verdadeiramente. Não crescer em ilusão, não crescer em tolice, não crescer em exibição, não crescer em espetáculos vazios. Crescer verdadeiramente para se tornar um ser integrado com a criação divina no sentido mais pleno, no sentido íntimo e no sentido universal. Esta é a missão daqueles que trabalham em nome do Cristo na Terra: fazer com que vocês cresçam e a humanidade atinja um patamar superior, reconhecendo o atraso em que se encontra, reconhecendo a grandeza que lhe aguarda.
Que vocês fiquem em paz,
do amigo espiritual de sempre.