Episode Transcript
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas,
Que a paz do Cristo toque teu coração para que o amor, para que a luz, para que a paz estejam sempre presentes em você antes de iniciar qualquer reflexão.
Espírita que entende Espiritismo sabe que não se deve estudar, discutir um assunto antes de verificar: “meu coração está em paz?” Se não está, faz uma prece. Pede paz, pede ajuda para ter paz. Por que? Porque muitas vezes é um tema tão bonito, tão generoso, tão grandioso e os corações que não estão em paz conseguem transformar isso em ódio, em confusão mental, em vibrações grosseiras. Muitas vezes isso acontece com esse tema nas diferentes famílias humanas. Mas o espírita – a não ser que esteja guiado por algum espírito perverso, das trevas – não irá jamais confundir a beleza da Criação com atitude de preconceito. Aqui em nosso mundo, ou em nossas dimensões, nas várias dimensões espirituais, nós achamos que a diversidade é geradora de sabedoria, geradora da beleza.
Não sei se todos sabem, mas eu estudo magnetismo há muito tempo. Mas eu não fico apenas nos estudos, digamos assim, de certos autores. Como estudioso do magnetismo me interessa conversar com aqueles espíritos que desenvolveram magnetismo no Egito. Me interessa conversar e observar os poderosos pajés brasileiros. Me interessa ir nas regiões distantes e longínquas saber como aqueles seres que usam magnetismo nas regiões geladas do planeta, atuam. Como aqueles homens sábios das tribos africanas realizam suas curas. Para nós tudo é motivo de aprendizado, de transformação da forma de pensar, de elevação de pensamento. Se não entendermos isso, como um dia vamos começar a entender o magnetismo do Cristo?
Observa, filho, que o que existe, existe porque Deus sustenta. E se Deus sustenta, há de ter uma finalidade superior. Ora, se estou em um planeta que trabalho, como a Terra, pra mim fica muito claro porque Deus vê que isso pode também ser útil para mim. Resta agora eu entender ‘como’, se eu consigo extrair um mundo que mistura tantas coisas, tantas técnicas, tantas formas de realizar o magnetismo, pois é o tema que me interessa, por que eu não posso ir aprender com eles? Por que eu não posso observar como se faz o uso do magnetismo nos partos realizados em plena selva? Por que não? São meus irmãos. Têm algo a doar para mim, porque se não tivesse, Deus não teria me colocado aqui.
Sim, filho, existem muitos mundos. A Terra é um dos mundos em que atuo. E também ajo assim em relação a outros mundos. Cada mundo tem o seu conjunto específico de família humana, que é um conjunto pequeno, claro, mas ainda assim muito rico. Muitos pensam que crescer é desprezar o menor e não entendem que Jesus refletia muito sobre as plantinhas, sobre as árvores, sobre as aves. Por que isso? Para dizer “tudo bem, vocês são seres que têm uma consciência muito mais ampla do que um carvalho, do que uma oliveira. Mas isso não quer dizer que vocês não tenham nada a aprender com eles. Entende, filho, isso é ser cristão. Isso é entender a vida como o Cristo ensinou. Nada é desprezível na criação de meu Pai. Porque aquele que despreza o outro tem que se preocupar porque está desprezando a criação de Deus. Como ficará chocado em ver que cometeu um ato tão negativo, tão lamentável. Vai ficar muito triste.
Por isso, filhos, o Cristo ensina o amor a tudo. É algo que vai além do respeito. É aprender a ver a beleza do outro, ainda que o outro esteja numa fase, numa experiência que é um leproso, mas se existe é porque dali, daquela casca feia e rude, sairá algo sublime. Somente assim entenderemos a mensagem do Cristo, porque acima de tudo o Cristo ensina o amor e a devoção a Deus. Como você poderá ser devoto a Deus se despreza seres que Ele ama? Como você poderá ser devoto a Deus se você não cuida daquilo que é importante para Ele? Pensa nisso, filho. Se você despreza alguém você não despreza só a essa pessoa, você também despreza o Criador dessa pessoa. Isto é muito grave. Muito grave. Por isso pedimos que se pense sempre, porque o Espiritismo é o cristianismo e o Mestre nunca autorizou o desprezo a ninguém. A postura do amor não é uma coisa bela, é um compromisso gravíssimo que os espíritos cristãos têm e que não poderão desculpar-se se não quiserem cumprir de forma simples. Precisarão amargar muito para entender: nada na criação divina deve ser desprezado. Nenhum filho de Deus pode ser desprezado porque ele é amado pelo Criador do universo e você não pode querer ser mais sábio do que o Criador. É ato de revolta e de loucura. Por isso o Cristo diz “amar o próximo como a si mesmo é uma consequência de amar a Deus sobre todas as coisas, porque amando acima de tudo, Deus, eu não posso jamais desprezar um ser que Ele ama.
Fiquemos em paz, o Cristo é essa luz que nos ensinará a caminhar para um futuro feliz.
Paz,
do amigo espiritual de sempre.