Show Notes
Livro dos Espíritos
Segunda Parte – Mundo Espírita ou Dos Espíritos
Capítulo XI – Os Três Reinos
605 a) Assim, além de suas próprias imperfeições das quais o espírito deve se despojar, tem ainda que lutar contra a influência da matéria?
“Sim, quanto mais inferior ele for, mais apertados serão os elos entre o espírito e a matéria; não o vedes? Não, o homem não tem duas almas; a alma é sempre única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da outra, de tal forma que a alma de um, não pode animar o corpo criado para o outro. Mas, se o homem não possui alma animal que o coloque, pelas suas paixões, no nível dos animais, ele tem seu corpo que o rebaixa, frequentemente, até o nível deles, pois seu corpo é um ser dotado de vitalidade que possui instintos, porém, ininteligentes e limitados ao cuidado de sua conservação.”
O espírito, ao encarnar no corpo do homem, traz-lhe o princípio intelectual e moral que o torna superior aos animais. As duas naturezas que no homem existem dão às suas paixões duas origens diferentes: umas provenientes dos instintos da natureza animal, as outras, das impurezas do espírito de que ele é a encarnação e que simpatiza mais ou menos com a grosseria dos apetites animais. O espírito, purificando-se, liberta-se, pouco a pouco, da influência da matéria; sob esta influência, ele se aproxima do animal; desembaraçado dela, eleva-se à sua verdadeira destinação.
Comentário de Kardec
Para conhecer mais conteúdos – livros, cursos, outros podcasts – visite nossos links abaixo:
Grupo Marcos Site:
Comunidade WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DrsLMXtsvlo...
Instagram:
https://www.instagram.com/grupomarcos...
X:
https://x.com/OGrupoMarcos?t=qxRch5__04nj6aUA48_IPA&s=09