Show Notes
Livro dos Espíritos
Segunda Parte
Capítulo IX - Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal
481. Os espíritos desempenham algum papel nos fenômenos que se produzem nos indivíduos designados sob o nome de convulsionários?
“Sim e muito grande, assim como o magnetismo, do qual se originam, em primeira instância; porém, o charlatanismo tem, com frequência, explorado e exagerado estes efeitos, o que os fez cair no ridículo.”
a) De que natureza são, geralmente, os espíritos que concorrem para esta espécie de fenômenos?
“Pouco elevada; acreditais que espíritos superiores se divirtam com coisas semelhantes?”
482. Como o estado anormal dos convulsionários e dos crisíacos pode se estender, subitamente, a toda uma população?
“Efeito simpático; as disposições morais se comunicam muito facilmente, em alguns casos; não sois alheios o bastante aos efeitos magnéticos, para não compreenderdes isto e a parte que certos espíritos devem aí tomar, devido à simpatia por aqueles que os provocam.”
Dentre as faculdades estranhas que se observam nos convulsionários, sem dificuldade, reconhecem-se algumas, das quais o sonambulismo e o magnetismo oferecem numerosos exemplos: tais são, entre outras, a insensibilidade física, a leitura do pensamento, a transmissão das dores, por simpatia, etc. Não se pode, portanto, duvidar de que aqueles crisíacos não estejam numa espécie de estado de sonambulismo desperto, provocado pela influência que exercem uns sobre os outros. Eles são, ao mesmo tempo, magnetizadores e magnetizados, inconscientemente.
Para conhecer mais conteúdos – livros, cursos, outros podcasts – visite nossos links abaixo:
Grupo Marcos Site:
Comunidade WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DrsLMXtsvlo...
Instagram:
https://www.instagram.com/grupomarcos...
X:
https://x.com/OGrupoMarcos?t=qxRch5__04nj6aUA48_IPA&s=09