Nova Geração Livro dos Espíritos - Questão 636 e 637 Relatividade do mal

Nova Geração Livro dos Espíritos - Questão 636 e 637 Relatividade do mal
Grupo Marcos - Nova Geração - Livro dos Espíritos
Nova Geração Livro dos Espíritos - Questão 636 e 637 Relatividade do mal

Sep 30 2022 | 00:19:52

/
Episode September 30, 2022 00:19:52

Show Notes

Livro dos Espíritos

Terceira parte – As leis morais

Capítulo I – A lei natural

Item  –  O bem e o mal

 

636. O bem e o mal são absolutos para todos os homens?
“A lei de Deus é a mesma para todos; o mal, porém, depende principalmente da vontade que se tenha de fazê-lo. O bem é sempre o bem e o mal é sempre o mal, qualquer que seja a posição do homem; a diferença está no grau de responsabilidade.”

 

637. O selvagem que cede ao seu instinto, nutrindo-se de carne humana, é culpado?
“Eu disse que o mal depende da vontade; pois bem! O homem é tanto mais culpado, quanto melhor sabe o que faz.”

 

As circunstâncias dão ao bem e ao mal uma gravidade relativa. O homem comete, frequentemente, faltas que, mesmo sendo consequência da posição em que a sociedade o colocou, não são menos repreensíveis, por isso; porém, a responsabilidade é proporcional aos meios de que dispõe para compreender o bem e o mal. É assim que o homem esclarecido que comete uma simples injustiça é mais
culpado, aos olhos de Deus, do que o selvagem ignorante que se entrega aos seus instintos. [ Comentário de Kardec ].

 

Para conhecer mais conteúdos –  livros, cursos, outros podcasts – visite nossos links abaixo:

 

Grupo Marcos Site:

 https://grupomarcos.com.br/

Comunidade WhatsApp:

 https://chat.whatsapp.com/DrsLMXtsvlo...

Instagram:

https://www.instagram.com/grupomarcos...

X:

https://x.com/OGrupoMarcos?t=qxRch5__04nj6aUA48_IPA&s=09

 

View Full Transcript

Episode Transcript

Queridos filhos, queridas filhas, a luz do Cristo toca em seus corações neste momento delicado que vive o Brasil! Pátria candidata, mas ainda não se fez eleita para ser a pátria do Evangelho. Peço a vocês muita consciência, muita responsabilidade. O mal é o mal, o bem é o bem. Não se pode justificar atitude do mal usando o pretexto do bem. O Cristo preferiu morrer na Cruz do que matar covardemente seus irmãos. Poderia? Sim, já tinha muito poder para isso, todo o que quisesse. Mas foi capaz de dizer claramente: “Sigo vontade de meu pai, luto até o fim com as armas do amor, do respeito e da caridade”. Fiquemos, portanto, atentos para não sermos envolvidos com as ondas do mal que querem destruir o projeto de Pátria do Evangelho, que querem implantar pontos psíquicos de distúrbio em todo o continente nacional para que as trevas possam tumultuar. Não conseguirão, se vocês espíritas sérios, orarem, vigiarem, tornarem-se verdadeiros amortecedores dos ataques vibratórios das trevas que querem botar irmão contra irmão, criar fogueiras de ódio, não. Ódio não se justifica. Ódio não faz sentido nenhum. Ódio não ajuda o Cristo. Ódio jamais poderá curar as tuas angústias e as tuas necessidades mais profundas e aliviar as tuas dores mais sofridas, filho. Lembra sempre disso: o ódio pode ser uma ilusão, o ódio pode ser o alívio mentiroso, o ódio jamais poderá ser a cura das tuas grandes e profundas necessidades. Portanto, aprendamos a agir em clima de paz, aprendamos a agir em clima de fraternidade, aprendamos a ter toda a coragem necessária para que o clima do amor se instale em ti e você seja o polo de pacificação, você seja um ponto de interação entre as forças do Cristo e a tua sociedade, a tua comunidade, o grupo de pessoas próximas a ti. Ainda que nada falando você seja um polo de irradiação de paz, de pacifismo, de tranquilidade, de postura amorosa, compreensiva, acima de tudo seja um obreiro que aja nos padrões do Cristo. Precisaremos muito de vocês porque o Brasil entra em fase segura, mas sofrida. O bem vencerá, mas não sabemos quantas dores serão atingidas pelas trevas que perdem espaço na Nação Brasileira. Portanto, filhos, nada de insegurança, mas muita solidariedade e firmeza porque uma vez derrotadas, as trevas atuarão para gerar o caos, daí a necessidade de uma firmeza amorosa inabalável para que não haja apenas uma vitória externa, mas que o Cristo vença em teu coração. Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.

Other Episodes