Episode Transcript
Queridos filhos, queridas filhas,
Que o Cristo esteja conosco sempre nas pequenas decisões que às vezes são muito importantes! Mas também nos lances decisivos da existência para que a sua luz nos ilumine e possamos ver os nossos erros e acertos, as nossas tendências elevadas e inferiores para que possamos nos direcionar, todos os nossos esforços, de forma inteligente, para continuarmos na labuta de caminharmos no caminho do bem, em direção à verdadeira luz.
O tópico de hoje é central num mundo que se perde em tanta loucura!
Porque a maioria das coisas hoje, filhos, são excessos doentios. Vocês precisam entender: não basta ter o dinheiro para comprar o supérfluo, é preciso assumir a responsabilidade espiritual de usar algo que será extremamente prejudicial para você e para o grupo social que você faz parte. Quando você se permite os excessos, a sua saúde se enfraquece, a sua mente se debilita e o teu raciocínio se torna fraco.
Poucos querem entender isso na Terra!
Mas se vocês observarem e estudarem com rigor a história das mentes verdadeiramente poderosas vocês vão se surpreender com o valor de uma vida austera e simples.
O excesso de distrações e consumo enfraquece o poder de concentração da mente, filhos. É muito importante que vocês que querem crescer espiritualmente não caiam nessas armadilhas tão estúpidas, tão torpes e tão tolas de sempre estar em busca de encontrar algo mais e de sempre estar em busca de consumir algo mais.
Quando vier esse impulso se pergunte: eu quero também que minha mente seja mais poderosa? Quero também que meu esforço gere não apenas recursos para dissipar coisas tolas, mas, como eu faço para conseguir, de fato, ampliar a minha compreensão da vida?
Como faço para conseguir, de fato, ampliar o meu poder de concentração? Como faço para conseguir, de fato, um equilíbrio mais elevado e mais profundo de minhas emoções? Porque, filhos, o consumo do excesso é um fator poderoso de distúrbio emocional! Porque não basta usufruir tudo que você consome, tudo o que você usa afeta as tuas emoções e o excesso nunca é bom para o coração. E o excesso nunca ajuda na paz do espírito.
Portanto, convocamos vocês que queiram crescer espiritualmente: sim, atendam às necessidades reais, mas nunca permitam sair do clima da austeridade. Você pode viver em palácio de ouro, se preciso, não importa, mas a tua austeridade emocional e psíquica tem que ser constante para que você não seja arrastado nessas disputas alucinadas de ódio, de disputa, de comércio inferior, dissipando recursos que deveriam ser usados para a luz, para a iluminação, para disseminação das grandes obras, para a educação da juventude. Não pensa nisso, filho? Que o teu excesso poderia se transformar num livro presenteado a um jovem? Que o teu excesso poderia se transformar num filme elevado, doando para quem queira fazer tal filme, pagando ingresso para pessoa assistir tal filme? Por isso, filho, pensa sempre: sempre atender às necessidades reais e sempre renunciar às necessidades falsas porque o caminho da falsidade jamais te levará para a luz.
Para concluir quero dizer a vocês: meditar e orar para melhor compreender o ensino dos espíritos, que está no Livro dos Espíritos, deve ser uma disciplina austera de todos aqueles que querem crescer, porque cada dia que você medita sobre uma questão é um passo firme para o teu equilíbrio psíquico na vida material e na vida espiritual. Aqueles que tomarem por guia o Livro dos Espíritos jamais se arrependerão de ter buscado o Cristo a partir da alta sabedoria dos espíritos superiores.
Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.