Episode Transcript
Queridos filhos, queridas filhas, que a paz do Cristo toque nossos corações.
Que sejamos nós aqueles que, dispostos a trilhar o caminho do bem, consigamos fazer em nós a experiência viva de seguir a lei do Criador.
Todo o estudo deve servir para isso. Como eu me torno um verdadeiro laboratório de aplicação das leis divinas no meu interior e nas minhas ações. Sem entender isso tudo fica vago e muitas vezes vazio.
Agora quero falar para vocês de outro assunto, outro tópico.
É muito importante, ao estudarmos as leis divinas, conseguirmos sempre trazer à mente exemplos concretos de nossa própria vida. Esta é a metodologia que eu quero sugerir para vocês. Estou estudando algo, como isso é na minha vida? Como isso acontece? Como isso atua? Por exemplo, lei de Deus, externa, que vai reger os fenômenos do clima, do tempo, meteorológicos: é uma lei só, mas dependendo de onde você está, está chovendo, está neve ou está no deserto. Existe uma lei que coordena todo o clima da terra, mas em cada lugar tem sua especificidade, como em outro planeta vai ter a lei que coordena o clima geral do planeta e de cada lugar. Mas tem uma lei ainda mais ampla que, digamos assim, coordena o clima do universo das mais diversas esferas e dimensões. Entende, filho?
Então, sempre trazer para exemplo concreto. “Como é isso na minha vida? Ah, esta neve que está caindo é uma variação da aplicação da lei de Deus em relação a um aspecto da natureza”. Porque a multiplicidade é algo da vida, mas há uma unidade profunda. Isso o que os espíritos querem dizem com ‘eterna e imutável como o próprio Deus’. Há uma unidade profunda em todos os fenômenos do universo, em todos os fenômenos da natureza material, em todos os fenômenos psíquicos, todas as emoções, há uma lógica única, mas que permite uma multiplicidade de fenômenos. Uma multiplicidade.
Então entender que existe uma relação muito profunda entre a unidade que estrutura a multiplicidade. E isto eu queria deixar para vocês. É algo que dou do meu coração a frase que segue: a unidade estrutura a multiplicidade em toda a criação universal. Poucos recebiam isso no passado. Estamos oferecendo de coração para vocês esta compreensão com base em Allan Kardec. Existe uma unidade estruturadora de toda a multiplicidade e a multiplicidade quando se eleva se integra cada vez mais, se torna mais harmônica, mas não perde jamais sua riqueza.
Então, em busca dessa unidade, sem perder de vista a grandeza e os ensinamentos da multiplicidade, é o que o verdadeiro cristão precisa fazer para um dia compreender em profundidade as palavras do nosso grande mestre, o maior de todos, Jesus Cristo.
Paz, do amigo espiritual de sempre