Episode Transcript
Queridos filhos, queridas filhas, que o Cristo esteja conosco agora e sempre.
Isso hoje vocês vão entender melhor quando dizemos que o Cristo esteja conosco, porque é isso: Ele sempre esteve! A doutrina espírita é a continuação da explicação das verdades divinas iniciadas, falando de um pequeno período, por Moisés, no mundo. Mas é muito mais antiga, naturalmente. Então o que vemos é esta busca de compreensão dos seres para melhor se relacionarem com Deus e com Sua criação.
Como nos relacionamos com Deus? Pelo sentimento, principalmente, mas também agindo conforme Suas leis. Porque as leis de Deus expressam a vontade do Pai Amoroso.
E você diz: “mas nós não entendemos plenamente”, e eu digo: “mas Deus não quer que vocês sejam plenamente coerentes com todas as leis divinas. É um processo de AMOR que vai conduzindo vocês a crescerem”.
Ele vai esperando que vocês ajam na medida em que vocês conseguem compreender e praticar. Claro, muitas vezes compreende e não pratica parte do aprendizado humano! A misericórdia do Cristo é imensa com todos nós. Todos nós somos seres imperfeitos. Ser imperfeito significa “tem coisas que eu não vou entender”, “tem coisas que eu vou entender e não vou conseguir”, “tem coisas que eu vou conseguir, mas não 100%”. Há toda uma cadeia de escalas, de expressões de nossa imperfeição. E há toda uma lógica da misericórdia de Deus para com todos nós. Sempre erramos, sempre erraremos no sentido de nos relacionarmos com Deus, porque nunca seremos Deus. Mas o amor divino vai nos penetrar cada vez mais. O erro não irá gerar insegurança, o erro não irá gerar terror quando atingirmos a compreensão de estarmos sinceramente buscando a Deus e sentindo isso.
Deus nunca esperou que o profeta realizasse um trabalho perfeito, apenas o Cristo poderia realizar. O Cristo nunca condenou os seus seguidores por “pisarem no pé dele”, digamos assim, porque sabia que era natural no estágio deles se desequilibrar. Não entendemos isso hoje! Queremos ser ranzinzas, queremos ser cruéis conosco mesmos. Pois o Cristo não era assim, meus filhos, o Cristo olhava e dizia: “eu abençoo os teus esforços”. O Cristo via o erro e percebia: “ah, mas você quer acertar”; “você, mulher, que traiu o marido, fez algo triste, mas eu vejo que você busca a Deus, vou te ajudar, vou te ajudar”; “ah, que pena, você busca o poder divino mas está perdido nas lutas do poder humano”; “você busca o conforto verdadeiro, que é estar próximo a Deus, mas só consegue busca-lo através de quartos luxuosos com almofadas macias, não consegue mais do que isso”. O Cristo é firme porque quer fazer o indivíduo se quebrar por dentro quando este erra, querendo errar, quando este erra dizendo “eu sei que vou gerar sofrimento e maldade e assim quero fazer”. Mas este não perde o amor do Cristo, apenas requer, precisa de uma energia muito mais firme para que entenda o quanto ele está perdendo de amor e de paz.
Então entendamos a dinâmica do amor do Cristo é que conduz todas as revelações deste mundo! Todas as revelações do planeta dão-se por meio da ação do Mestre porque ele ama aqueles que revelam e ama aqueles a quem a revelação é direcionada. Então o Cristo é o condutor de uma complexa sinfonia que expressa o amor. Milhões de revelações, bilhões de criaturas e o Cristo harmoniza estas revelações para que um dia vocês tenham a verdadeira paz no coração de vocês por compreenderem e viverem a lei de Deus, sabendo da imperfeição, e tendo a convicção que o amor de Deus nunca questiona, nunca está em pauta, nunca pode ser questionada, nunca está sob ameaça. O amor de Deus é como o próprio Deus. O amor de Deus jamais muda.
Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.