Episode Transcript
Mensagem de encerramento
Queridos filhas e filhos,
Sigamos sempre em paz, fazendo o dever de cada dia.
Se vocês ficarem atentos para o dever de cada dia, nunca serão inúteis, porque muitos pensam: vou construir hospital… Que bom. Quantos doentes ajudou hoje? Tem de perguntar. Não sei como ajudar? Sabe! Magnetismo e água e dar para um doente. E já começou a ajudar.
O Cristo não começou a sua missão com a construção de um imenso castelo. Ah.. Vamos construir isto e aquilo, vamos fazer aqui um grande templo para abrigar…. Ao contrário, falou que o templo seria destruído. Isto é uma lição que espíritas precisam entender.
Quantos espíritas dizem: vamos construir um centro espírita. Aí começa comprando terreno, dinheiro… Deu errado! Não funciona assim, não é cristão… Trabalho cristão é sempre coração, sempre… É a base e o Cristo é o começo, meio e o fim do trabalho. Isto é muito importante, filhos!
Precisamos sem sombra de dúvida, cuidar das coisas do mundo, mas precisamos começar com o nosso coração e curamos o nosso coração, beneficiando o próximo.
Como ajudar, hoje, não é amanhã… Não é depois, porque isto nos leva as trevas terríveis e assim nós vemos quando os espíritas conseguem tudo o que querem para começar a trabalhar e já estão com os corações entorpecidos e às vezes, apodrecidos.
Ah… Quando estiver aposentado, assim, assim… Aí chega lá e não consegue fazer mais nada e não conseguirá…
Então a lição da vida é simples: um passo cada dia, faça o seu dever a cada dia. Sim, tem de ter uma meta, pode até haver um plano, ótimo! Mas o principal é qual é o passo que tenho de dar hoje? Qual é a tarefa que tenho de fazer agora para que um dia eu possa chegar lá.
Tudo é muito simples, se vocês seguem o Cristo. Basta caminhar. É isto que ele pede. Caminhe cada dia. Cada dia um passo a mais, cada dia uma pequena coisa, não coisas grandiosas. Não! Porque você está servindo a sua vaidade, coisas simples, cada dia um pequeno passo. Isto pode, sim, lhe salvar, pois isto vai despertando o seu ser espiritual.
Estou muito mal, mas dei um passo hoje, amanhã darei mais um, passo a passo… No décimo passo já compreendo melhor, no milésimo, ah… agora já sei caminhar bem.
Tudo vai se ajustando, portanto, filhos, vocês não podem querer ser voluntariamente inúteis. Todos podem fazer algo.
Ah… Não sei falar bem… Mas vejo coisas bonitas na internet, então se torne um divulgador. Cria lá uma coisa desta, um canal, alguma coisa, e faça. Faz com amor, com carinho, já pensou se tudo o que você divulga e um dia tocar o coração de uma pessoa e transformar a vida dela? Valeu a pena, você ajudou, fez a sua parte.
Portanto, filhos, o que digo é o seguinte: vamos divulgar o bem, vamos colaborar com a luz, com as nossas ações e todo o resto nós estaremos fazendo já, porque estamos nos qualificando para um dia, quando o senhor precisar de nós para uma tarefa específica, aqui ou ali, podemos dizer: Senhor, aqui estou, disponho o meu coração para ti. E posso fazer isto, pois a mil passos atrás, fiz a mesma coisa. E por ter feito a mesma coisa, me qualifiquei um pouco mais. E agora eu quero colaborar mais.
É isto que o Cristo espera de cada um de vocês. Faça hoje alguma coisa, agora… E cria o hábito de servir, porque isto é a única forma de vocês se qualificarem para as grandes tarefas que serão convocados no futuro.
Paz,
Do amigo espiritual de sempre.