Episode Transcript
Queridos filhos, queridas filhas,
Que o Cristo, com sua bondade, com sua ternura, toque os vossos corações, para que de corações mais endurecidos do que amorosos, vocês possam ir passando por uma verdadeira transformação e um dia cheguem a possuir corações verdadeiramente caridosos.
Portanto, filhos, aprender a amar é uma arte que exige técnicas necessárias, fundamentais para que seja executado. Como uma sinfonia que requer os instrumentos, os instrumentos de corda, de sopro, todo um conjunto preparatório e cada pedaço, cada parte, cada elemento desse conjunto exige técnicas específicas diferentes e especiais.
Assim é a construção do amor verdadeiro dentro do espírito. Então não vamos nos enganar com aqueles que fingem que construíram o amor porque fazem um sapateado nos palcos espíritas. Sapateado de voz, sapateado intelectual, umas loucuras, uns espetáculos de circo de má qualidade. Fiquemos com o trabalho árduo e duro de cada dia. Porque apenas ele nos guiará de verdade para Deus. Apenas essa busca diária, da prece, da oração com fervor e do desejo de entender a dor do próximo.
Colocar-se no lugar do outro exige que você se pergunte qual o estado emocional do outro. Sem isso vira tolice. Que estado emocional se caracteriza o indivíduo que me agrediu? Será que eu já vivi algo parecido? Qual o estado emocional de alguém que acaba de perder uma pessoa que ama profundamente? Como é isso? Qual o estado emocional daquele que realiza uma grande conquista? Como se dá no íntimo do ser?
E que esses estados emocionais podem levar um indivíduo fazer algo de bom ou de mal, porque tantas vezes o excesso de euforia leva também a desastres. Muitas vezes o excesso de tristeza leva a reflexões muito maduras que podem guiar o indivíduo ao longo dos séculos e conduzi-lo ao caminho da verdade e da paz.
Eu posso vos falar, filhos, que de uma experiência tenebrosa quando na Terra a filhinha amada desencarnou. Sim, pensei que não resistiria, filhos, pensei que seria uma dor tão grande que não caberia em mim, que me engoliria, que me devoraria e me trituraria em milhões de pedaços. De certa maneira isso aconteceu quando minha filhinha amada morreu, para o mundo físico, e eu fiquei a ver um berço vazio e a pensar na minha estúpida impotência diante dos desígnios de Deus. Isto me levou a reflexões tão profundas que pude mergulhar nos intensos mistérios da dor e após atravessar um túnel sombrio, que passava nítida sensação de ser sem fim, cheguei a descobrir uma luz tão grande que ela tem me iluminado até hoje. E essa luz não é o Jesus das religiões nem o Jesus que vocês espíritas pensam que conhecem...conhecem nada! Depois de tanta dor eu encontrei um ser luminoso que tem o amor capaz de consolar as dores mais atrozes, não com um prazer mórbido, mas, acima de tudo, pela transmissão muito específica de uma certeza que não pode ser questionada em nenhum nível, de que aqueles que nós amamos estarão para sempre conosco depois das trevas do mundo inferior!
Por isso, filho, em nada adianta o saber espírita se você não preparar o próprio coração para receber do Mestre dos mestres, a luz poderosa que vai te dar uma certeza tão profunda que você vai rir ante as maiores dores, porque você sentirá: “isto é apenas uma ponta desagradável que atravesso para chegar ao reino eterno e indestrutível da verdadeira plenitude ao lado daqueles que verdadeiramente amo”.
Por que conto isso, filhos? Porque apenas lidando com perdas extraordinárias conseguiremos, por meio de uma renúncia difícil e sincera, abrir o coração para que essa luz penetre em nós e aí, sim, estaremos no caminho da verdadeira felicidade. E quando menos esperarmos teremos a companhia eterna de todos aqueles que verdadeiramente amamos. Não apenas, no meu caso a filha amada, mas um grupo imenso de espíritos! Pois pode ter certeza: se muito erramos também muito cultivamos de amor em muitos corações.
E à medida que você se purifica, você se vincula a milhares de corações amorosos que já atingiram o Mais Alto e que te aguardam para o banquete especial de núpcias do amor universal.
Que vocês fiquem em paz, do amigo espiritual de sempre.