Show Notes
… Um dia o Cristo me disse: filhinho amado, somos pequenas unidades de Deus atuando para a expansão da luz, mas só conseguiremos, quando formos capazes de nos unir aos nossos irmãozinhos inferiores e ao Criador do universo. Neste instante, eu entendi que apenas amando todos os seres um dia sentirei plenamente o amor de Deus.
____________________________________________________________________________
Livro dos Espíritos
Parte 2. Capítulo VII – Retorno à vida corporal
Item: Faculdades morais e intelectuais do homem
366. O que se deve pensar da opinião, segundo a qual as diferentes faculdades intelectuais e morais do homem corresponderiam à quantidade de espíritos diferentes, nele encarnados, e possuindo, cada um, uma aptidão especial?
“Refletindo, reconhece-se que ela é absurda. O espírito deve possuir todas as aptidões; para poder progredir, é-lhe necessária uma vontade única; se o homem fosse um amálgama de espíritos, essa vontade não existiria e não haveria, para ele, a individualidade, visto que, com a sua morte, todos aqueles espíritos seriam como um bando de pássaros que escapassem da gaiola. O homem, frequentemente, se queixa de não compreender certas coisas e é curioso ver como ele multiplica as dificuldades, quando tem ao seu alcance uma explicação absolutamente simples e natural. Ainda, aqui, se toma o efeito pela causa; faz-se com o homem o que os pagãos faziam com Deus. Acreditavam em tantos deuses quantos eram os fenômenos no Universo; entre eles, porém, pessoas sensatas viam, nesses fenômenos, apenas efeitos que tinham como causa um Deus único.”
O mundo físico e o mundo moral nos oferecem, sobre esse tema, numerosos pontos de comparação. Acreditaram na existência múltipla da matéria, enquanto se detiveram na aparência dos fenômenos; atualmente, compreende-se que esses fenômenos, tão variados, podem muito bem ser apenas modificações de uma matéria elementar única. As diferentes faculdades são manifestações de uma mesma causa, que é a alma ou o espírito encarnado, e não de várias almas, assim como os diferentes sons do órgão são o produto de uma mesma espécie de ar e não de tantas espécies de ar quantos sons existam. Resultaria desse sistema que, quando um homem perdesse ou adquirisse algumas aptidões, alguns pendores, seria o caso da ida e vinda de tantos espíritos, o que dele faria um ser múltiplo, sem-individualidade e, por conseguinte, sem-responsabilidade. Além disso, ele é contestado pelos exemplos tão numerosos de manifestações, através das quais os espíritos provam sua personalidade e sua identidade.
Para conhecer mais conteúdos – livros, cursos, outros podcasts – visite nossos links abaixo:
Grupo Marcos Site:
Comunidade WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DrsLMXtsvlo...
Instagram:
https://www.instagram.com/grupomarcos...
X:
https://x.com/OGrupoMarcos?t=qxRch5__04nj6aUA48_IPA&s=09