Episode Transcript
Filhos, que o Cristo inspire a todos nós para que nossos corações possam receber do mais alto os impulsos poderosos para que possamos viver Deus em nós.
Eu pude acompanhar, meus filhos, muitas vezes os processos de desenvolvimento do espírito humano. E digo a vocês: não temam em afirmar que antes do espírito ser humano, ele já ora da sua forma. Ele já busca a Deus. A busca de Deus é anterior à própria humanidade. Mas para não vos espantar, falarei da fase da humanidade.
O ser ora de sua maneira, antes de ser capaz de ter habilidades físicas, mesmo limitadas, como a manipulação de objetos e a fabricação de lanças e pedras. A mão do homem se movimenta em direção a Deus, antes de ser capaz de se movimentar na elaboração dos objetos mais primitivos, mais primários, mais básicos.
Entende filho: há algo importante nisto, porque em todo o universo o primeiro movimento é sempre para Deus. Isto é a sabedoria, muito velada, que vocês podem começar a entender. É a sabedoria dos grandes templos do Egito.
O primeiro movimento é para para Deus sempre, senão não existe desenvolvimento. Quer aprender uma nova língua? Lembre-se que o primeiro movimento para se comunicar foi a busca da comunicação com o Pai. Quer aprender uma habilidade física? Lembra que primeiramente ficou erguido nas florestas muito antigas, porque queria se aproximar de teu Pai criador. Lembra, em teu coração, que o seu primeiro grito, urro, foi Deus. Foi Pai. Foi Tu. Em busca pelo criador de tudo. Claro que não irá lembrar em seu cérebro pequeno, mas sentirá em seu coração, se tu quiseres.
Um dia, os estudos antropológicos iluminados pelo saber espírita buscarão uma reconstituição profunda do ser, de seu desenvolvimento mais íntimo, não por intelectualismo vazio, mas para aprender como desenvolver-se mais, porque o ser humano na Terra é ainda muito primitivo, mas precisa lembrar das lições mais antigas para progredir muito mais.
Filho, qual foi o último impulso do Cristo na cruz? Foi o primeiro impulso de sua evolução ao se tornar humano, mais uma vez, em outro nível: Pai, ergo-me e entrego-me a Ti. Mesma coisa, mas diferente, claro.
Chegada a hora que os que quiserem crescer terão acesso ao saber antigo, porque o Livro dos Espíritos não veio para ser um saber teórico de frases sonoras em bocas impuras, porque não amam, porque não conjugam a vibração do amor em suas gargantas e por isto se tornam impuras.
Espiritismo veio para ser a linha da revelação mais profunda que terão acesso aos corações que recuperarem seus impulsos iniciais: buscar a Deus, querer integrar-se no amor. Somos filhos de Deus com dignidade suprema! E nos tornaremos sublimes, se como o homem das cavernas, a se humanizar se ergue, se como o Cristo, se ergue entregando-se, nós dissermos: Ergo-me Pai para Ti buscar.
Muita paz, do amigo espiritual de sempre.