Episode Transcript
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas, que o Cristo, o amigo sábio e generoso, abençoe os nossos esforços e os nossos corações.
Todo mundo que ora com fervor está agindo objetivamente para o aperfeiçoamento da obra de Deus, pois, cada um de vocês, é também obra de Deus. Todo aquele que trata com carinho um irmão está agindo decisivamente para o aperfeiçoamento da obra de Deus. Todo aquele que olha com ternura um enfermo, um idoso que já não consegue sustentar-se pelo peso da idade, uma criança recém-nascida, que aparentemente nada sabe do mundo e que precisa de tudo para sobreviver, age como aquele que aperfeiçoa a obra de Deus.
Muitos de vocês precisam entender que o aperfeiçoamento da vida deve ser atividade diária. Não é apenas como vocês gostam de fantasiar: “ah, tal descoberta científica”; “ah, a engenharia genética” isso é muito pouco! O que é mais valioso é a atitude da maioria dos seres humanos. O que precisamos de vocês nesse instante? Que vocês estão convidados a colaborar com a melhoria de tudo o que fazem. Não é uma revolução sangrenta. O homem ainda é muito primitivo, gosta do ódio, gosta de brigar, gosta de matar, gosta de discutir. Não. O aperfeiçoamento se dá a cada instante. Toda vez que você olha atentamente para a natureza, você está se beneficiando. Mas você também, sem se dar conta, está ajudando a aperfeiçoar a obra de Deus. Entende, filho? Muitas vezes faz mais pela humanidade o garçom, a garçonete, que serve um copo d’água com educação e respeito, com boa vontade, do que um comandante que acha que tem em suas mãos o destino de um povo, e não passa de um tolo miserável.
Se vocês conseguem entender que há uma tarefa sublime que Deus já colocou em tuas mãos, tudo muda em tua vida. Se você consegue relacionar-se com o mundo como alguém que precisa colaborar, de forma às vezes discreta, imperceptível, mas valiosa, com a melhoria de tudo, você passa a desenvolver uma consciência superior. É isso que queremos de vocês, filho e filha, é isso. Não é sair pelo mundo pregando transformações que na verdade apenas servem para destruir. O que queremos de vocês é a gentileza numa fila de banco; o que queremos de vocês é a gentileza no trânsito; o que queremos de vocês é o sorriso de apoio que transmite confiança quando um outro irmão ou irmã se mostra angustiado; o que queremos de vocês é que vocês sejam capazes de colocar a mão no ombro de um amigo e dizer: “você vai superar essa dor, esses obstáculos um dia desaparecerão, confia. Eu também tive os meus e do mesmo jeito que Deus me amparou, Deus vai te amparar porque você é filho Dele igual a mim”.
Isso que precisamos, filho. Precisamos que vocês aprendam a olhar para o outro não ansiosamente buscando um defeito. Precisamos que vocês olhem para o outro carinhosamente buscando estimular uma virtude que seja. Isto é aperfeiçoar. Aperfeiçoar não é condenar destrutivamente o erro. Aperfeiçoar é estimular a virtude frágil que todos os seres da Terra possuem. Não basta dizer: “tu cometeste este e aquele crime”. Não. Ao cristão compete o dever de aperfeiçoar. Ora, como fazemos nas raças animais? Você não fica atrás dos defeitos. Você pensa: essa espécie tem essa característica importante, aquela outra espécie tem a outra característica importante; vamos pensar um jeito de unir essas virtudes. Isso é aperfeiçoar. Aperfeiçoar não é promover fraquezas e vícios. Aperfeiçoar é promover virtudes e qualidades positivas. É isso que Deus quer de você em teu relacionamento com toda a natureza: valorizar o que há de bom em cada coisa. Isso é aperfeiçoar.
Mas você diz: mas há muitos defeitos. Claro que há muitos defeitos em tudo deste mundo inferior, mas o teu papel é fortalecer as virtudes. Entende, filho, como isso muda tudo? Então reza para que o teu entendimento se amplie e você deixe de ser um maldito acusador e se torne um bendito promotor de virtudes e qualidades. E assim você saberá o que é a verdadeira paz.
Que você permaneça em paz unido sempre ao Cristo e ao teu anjo da guarda,
do amigo espiritual de sempre.