Episode Transcript
Queridos filhos, queridas filhas.
Que o Cristo nos conduza cada vez mais, porque esta é a vontade dele: nos conduzir para uma relação cada vez mais bela e mais profunda com o nosso Pai, criador tão amoroso, tão carinhoso, tão gentil, tão atento.
Vamos entender o seguinte hoje: Allan Kardec quer, Allan Kardec precisa que espíritas entendam Livro dos Espíritos. Porque se vocês entendem Livro dos Espíritos vocês vão ter condições de entender tudo o que foi desenvolvido. Não há nada que vocês não possam entender do espiritismo se tiverem compreendido esse livro. Por isso ele é tão importante!
Não é que “ah, esse livro é melhor que aquele”...isso é besteira. Mas ele é tão importante porque é assim: quem entendeu o Livro dos Espíritos pode pegar qualquer texto, qualquer explicação mais profunda, mais desenvolvida, mais detalhada de Allan Kardec e vai fazer sentido.
Quando você pegar uma obra de Allan Kardec e disser: “isso está estranho”, pode voltar, você não entendeu Livro dos Espíritos. É isso que tem que ficar claro. Não é outra coisa, é desenvolvimento. A obra de Kardec foi uma obra que se desenvolveu. Ela não mudou nesse sentido. “Ah, antes Kardec dizia isso e agora está dizendo aquilo”...isso não existe nesta obra, no sentido de sua compreensão profunda e central. Ah, claro que tem um ajuste ou outro, uma mudança de ideia, uma experiência que muda um ponto, óbvio, claro, mas em termos de compreensão do universo. Que é o que interessa, não é decorar. Sabe por que, filho? Porque você decora tudo, desencarna, reencarna e esqueceu...que adiantou? Tolice!! Você compreendeu de forma profunda. Esta compreensão vai com você. Por isso tem que compreender, saber aplicar, aplicar em si mesmo. Quer tornar um patrimônio teu para a eternidade, para sempre, sabe o que faz? Aplica ele em você, porque só decorar depois esquece. Mas se você aplicou esse conhecimento em você, em sua vida, naquilo que você faz, naquilo que torna sua ação no mundo, ele vai se tornar parte da estrutura do teu ser e você nunca o perde.
Então espíritas precisam trabalhar isso em si, trabalhando o Livro dos Espíritos em você, da forma como vê e como pensa. Você estará qualificado para ser um excelente estudante de toda a obra de Kardec. Agora, se não fizer isso vai fazer como os tolos atuais: “ah, vou criticar isto daqui porque acho que está errado por isso, por isso, por isso”. Ora, isso é uma atitude torpe. Pode achar estranho, mas tenha um pouco de humildade, se pergunte “onde está isso ou não tem no Livro dos Espíritos?” Se fizer isso vai ampliar muito o saber, se não fizer vai ficar como um tolo que sequer entendeu o “a, b, c”, o mínimo, o básico.
Portanto, filhos, entendamos: Livro dos Espíritos precisa ler, entender, meditar, aplicar. E aí sim você se torna um estudante sério da obra desse espírito maravilhoso chamado Allan Kardec.
Que o Cristo nos ajude a compreender e a viver a grandeza desse livro extraordinário
Muita paz, do amigo espiritual de sempre.