Show Notes
Livro dos Espíritos
Parte 2 – Vida Espiritual – Capítulo 8 – Emancipação da Alma – Item sonambulismo.
431. Qual a origem das ideias inatas do sonâmbulo e como pode ele falar com exatidão de coisas que ignora no estado de vigília, que estão até acima de sua capacidade intelectual?
“Acontece que o sonâmbulo possui mais conhecimentos do que imaginas; estes apenas dormitam, porque seu envoltório é muito imperfeito, para que ele possa relembrá-los. Mas, definitivamente, o que é ele? espírito, como nós, que se encontra encarnado na matéria, para cumprir sua missão, e o estado no qual entra, desperta-o dessa letargia. Já te temos dito, frequentemente, que revivemos várias vezes; é esta mudança que o faz perder, materialmente, o que pôde aprender numa existência precedente; ao entrar no estado que chamas de crise, ele se lembra, mas, nem sempre, de maneira completa; ele sabe, mas não poderia dizer de onde vem o que sabe, nem como possui esses conhecimentos. Passada a crise, toda recordação se apaga e ele retorna à obscuridade.”
A experiência mostra que os sonâmbulos, também, recebem comunicações de outros espíritos que lhes transmitem o que devam dizer e suprem sua insuficiência; isto se verifica, sobretudo, nas prescrições médicas: o espírito do sonâmbulo vê o mal, um outro lhe indica o remédio. Essa dupla ação é, algumas vezes, patente e se revela, além disso, por estas expressões muito frequentes; “dizem-me que diga”, ou “proíbem-me de dizer tal coisa”. Neste último caso, há sempre perigo em insistir, para se obter uma revelação recusada, porque, então, fica-se exposto aos espíritos levianos, que falam de tudo, sem-escrúpulo e sem se preocupar com a verdade.
Para conhecer mais conteúdos – livros, cursos, outros podcasts – visite nossos links abaixo:
Grupo Marcos Site:
Comunidade WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DrsLMXtsvlo...
Instagram:
https://www.instagram.com/grupomarcos...
X:
https://x.com/OGrupoMarcos?t=qxRch5__04nj6aUA48_IPA&s=09