Show Notes
LIVRO DOS ESPÍRITOS
451. Por que a segunda vista parece hereditária, em certas famílias?
“Semelhança de organização que se transmite, como as outras qualidades físicas; e, depois, desenvolvimento da faculdade por uma espécie de educação, que também se transmite de um a outro.”
452. É verdade que certas circunstâncias desenvolvem a segunda vista?
“A enfermidade, a aproximação de um perigo, uma grande comoção podem desenvolvê-la. O corpo fica, algumas vezes, num estado particular, que permite ao espírito ver o que não podeis ver com os olhos do corpo.”
As épocas de crise e de calamidades, as grandes emoções, todas as causas que superexcitam o moral, provocam, algumas vezes, o desenvolvimento da segunda vista. Parece que a Providência, na presença do perigo, nos dá o meio de evitá-lo. Todas as seitas e todos os partidos perseguidos disto oferecem numerosos exemplos.
453. As pessoas dotadas da segunda vista têm sempre consciência disto?
“Nem sempre; isto é para elas uma coisa perfeitamente natural e muitos creem que, se todos observassem a si mesmos, verificariam que são como elas.”
454. Poder-se-ia atribuir a uma espécie de segunda vista a perspicácia de algumas pessoas que, sem nada possuir de extraordinário, julgam as coisas com mais precisão do que outras?
“É sempre a alma que irradia mais livremente e que julga melhor do que sob o véu da matéria.”
a) Esta faculdade pode, em alguns casos, dar a presciência das coisas?
“Sim; ela também dá os pressentimentos, pois há vários graus nesta faculdade, e o mesmo indivíduo pode possuir todos os graus ou apenas alguns deles.”
Para conhecer mais conteúdos – livros, cursos, outros podcasts – visite nossos links abaixo:
Grupo Marcos Site:
Comunidade WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DrsLMXtsvlo...
Instagram:
https://www.instagram.com/grupomarcos...
X:
https://x.com/OGrupoMarcos?t=qxRch5__04nj6aUA48_IPA&s=09