Episode Transcript
Mensagem de encerramento
Queridos filhos, queridas filhas,
Que o Cristo nos abençoe neste instante em que tanto precisamos voltarmos a sermos crianças nos deslumbrando com a beleza da Criação de nosso Paizinho.
Isso, o espírito precisa aprender para crescer espiritualmente! Não fazer de conta que sabe, que entende, que é arrogante. Só prova que é estúpido. Não precisa disto. Ele precisa, como a criança que olha para uma flor, para uma abelha, para o mar, alegrar-se, deslumbrar-se, abrir o coração para sentir toda a grandeza que existe em cada pequeno detalhe da Criação e em cada quadro grandioso. Porque toda esta grandeza também está nas pequenas coisas, nos pequenos detalhes. Na asa de uma mosca, no olho de um tubarão, no bailar dos golfinhos maravilhosos, na alegria de um cão ao encontrar o seu dono amado. Sim, os animais amam, sabemos disto! Os animais amam.
Então, filhos, vamos aprender a nos colocar como pequeninos, não como alguém que diz: eu vou agora entender e explicar tudo… Vai enlouquecer, falar besteira, como muitos fazem. Existem coisas que nós entendemos. Existem coisas que nós devemos apenas admirar e sentir a beleza. Como a mente humana pode explicar a grandeza do universo? Impossível! Mas pode admirar. Pode louvar Deus ante o espetáculo imenso da Criação. Como a mente humana poderá hoje explicar o aprendizado evolutivo das espécies animais? Mas se amar a natureza, se observar com carinho, vai aprender muita coisa! Muita coisa, filhos.
Então é preciso, antes de tudo, ler O Livro dos Espíritos com o coração elevado, fazer prece e pedir: Deus, anjo guardião, ajuda-me a começar a entender. Garanto a vocês, nenhum espírito superior consegue aprofundar esta questão em menos de muitos séculos terrenos. Há belezas, há sutilezas. E há algo que talvez vocês não entendam: em cada pequeno ser, em cada pequena parte do ser da Criação divina, os espíritos superiores conseguem ver algo extraordinário: o carinho de Deus por todos! Além das reações químicas, dos automatismos do sistema nervoso, além das percepções características de cada espécie, das estruturas de carbono, orgânicas. Digo: além de tudo isto, quando estudamos com muita profundidade, conseguimos encontrar a marca do carinho de Deus em cada pequeno detalhe.
Será que vocês entendem isto? Deus faz questão de mostrar o carinho que Ele tem por cada um destes seres para os grandes estudiosos do universo. Como quem diz: este ser minúsculo, eu o amo! E aqui está a prova! O carinho de Deus por cada ser está marcado na própria estrutura do ser, e quem consegue aprofundar esta compreensão encontrará provas absolutas do carinho de Deus por cada um.
Compreendamos, filhos, não se trata apenas de um estudo técnico-evolutivo. Quando aprofundamos a compreensão sobre os seres da criação, é impossível não ver o sorriso e a proteção de Deus por cada um destes seres, a alegria que estes seres geram para o Criador, e o zelo amoroso que Deus tem por cada ser, por mim, e também por ti, filho amado.
Que vocês sintam o carinho de Deus escrito dentro de vocês, porque este é um fato inegável da obra divina.
Que vocês fiquem em paz,
Do amigo espiritual de sempre