Episode Transcript
Que o Cristo, sempre firme, sempre radiante, sempre otimista, esteja conosco tocando nossos corações.
Filhos e filhas, amem o Cristo, sigam Allan Kardec.
Não adianta ficar fazendo polêmica toda, perdendo tempo. Estuda e se prepara, estuda e pratica, não fica aí perdendo encarnação toda como se fosse um tolo. “Não sei o que eu faço”...estuda e medita!
Precisamos, Nova Geração, criar novo modelo de movimento espírita, modelo atual deu errado. Vocês dizem assim: “e é isso mesmo, foi um naufrágio, fracassou”!
Mas nós somos cristãos, somos espíritos imortais. Deu errado, qual o problema? Vamos fazer melhor! Essa é a lógica da vida espírita. Vamos fazer melhor. Vamos fazer mais. Vamos aprender com erros, vamos nos iluminar, amparados pelo Cristo. Isto é o mais importante. O resto não interessa, passa, vai ser esquecido, vai virar pó. Vamos sobreviver ao naufrágio e vamos sair mais fortes. Eu vejo que muitos estão aprendendo com os erros do movimento que já está em franca decadência. E isso é bom porque também erra, faz parte, mas vocês não podem ficar apegados a estas coisas torpes, a cargos, a fama mediúnica, a coisas do tipo. Isso é coisa de espírito inferior que não quer crescer. Vamos sempre ter o Cristo como referência máxima e entender, como Kardec fez. Kardec não tinha outra referência. Era o Mestre dos mestres a sua referência máxima. Então pensava “é...Jesus não teve grupos grandes”, isso quer dizer alguma coisa. Então, filhos, grupos pequenos são essenciais, nós sempre prestigiamos todos os que querem aprender a servir e a amar ao Cristo.
É preciso tirar da mente de vocês essa ideia tão cruel de que os bons espíritos só se comunicam com autoridades, com famosos. Eles detestam essas coisas. Amamos a simplicidade, amamos a mãe que quer saber como melhor cuidar do filho, amamos o esposo que quer entender como o melhor ter a função de um companheiro digno. Isso é que nos importa, meus filhos.
Isso é o que nos preocupa de verdade. É poder estar no lar de vocês a noite e ver um ambiente de verdadeira paz, de ver a criança dormindo e sorrindo, é ver vocês de mãos dadas, marido e mulher, com dignidade, com respeito, isso nos interessa muito mais do que esses congressos estúpidos de milhares, de multidão que às vezes parece até um carnaval estúpido.
O Cristo ama a simplicidade. Importa-nos ver 2, 3 amigos felizes, descontraídos, em busca de fazer o bem. Isso nos sensibiliza muito mais!
Não temam em se preparar para essas reuniões familiares. Não temam em se preparar para instalar no coração de vocês, e, consequentemente, na residência, um ponto luminoso de prece. Mensagens iniciais ajuda, tudo simples, não precisa atender grandes coisas. Não. Eu lembro de uma passagem muito linda, muito linda que eu vi, muito linda:
“João estava muito triste (porque ele era muito animado)....é, as vezes pessoa que fica muito eufórico também às vezes fica muito triste, triste demais. E estava chorando. Não tem motivo esse espírito...e ele dizia assim: eu não queria mais nada nesse momento, apenas silencia e o peito do meu Mestre para repousar minha cabeça...e chorava muito pensando assim. E quando ele se deu conta o Mestre estava abraçando-o e sua cabeça estava no peito dEle”. É isso o que nós queremos para o lar de vocês, meus filhos. Que vocês transformem o lar de vocês não em produção estúpida de mensagem pra fama, tolice. Nós queremos que o lar de vocês seja essa experiência. Que no momento de cansaço vocês tenham um amigo que represente ali o ombro, o peito do Cristo simplesmente para vocês se refazerem.
Porque grande parte das mensagens que nós gostaríamos que vocês recebessem toda semana no lar de vocês não são grandes orientações, seriam apenas palavras amigas, que talvez não orientassem muita coisa, ou nada! Mas que fizessem vocês sentirem que vocês estariam com cabeça recostada no peito do Mestre.
Esta é a vontade de João Evangelista para o culto no lar, para o movimento espírita. Ele queria que esse momento desse a vocês esse conforto que ele teve porque ele encosta o peito do Mestre, do mestre que já tinha morrido, crucificado. Ele se sente tão bem que suas lágrimas cessam e se instala um sorriso no rosto dele. E o Mestre lhe diz: “João amado, não esqueça, que mesmo que tu não me veja, eu sempre estarei contigo”. É isso que guia espirituais de vocês querem fazer com vocês, meus filhos. Eles querem que você dê o mínimo de espaço, principalmente para dizer isso: “meu filho, você está sofrendo, mas eu estou aqui com você; eu quero sentir com você sua dor; eu quero que você lembre que vai passar e que estaremos juntos; eu quero que você sinta o amor que tenho por você”.
Isso é o que Kardec entendeu que deve ser as reuniões íntimas.
Não é para vender livros, é para consolar almas que nós queremos que o novo movimento espírita tenha em seu lar reuniões mediúnicas íntimas para belas e nobres mensagens de consolo, de amor e de paz.
Que um dia todos vocês tenham isso, é o meu desejo.
Paz, do amigo espiritual de sempre.