Episode Transcript
Mensagem de Encerramento
Que o Cristo nos inspire neste instante em que buscamos compreender verdades tão simples e tão profundas; tão importantes na fase atual em que se vive. Para muitos de vocês é uma compreensão indispensável para que possam ter verdadeiro crescimento espiritual.
Meus filhos, a verdade é uma só: Deus vos ama e o Pai criou milhares de diferentes linguagens para que a fraternidade se expressasse da forma mais adequada para cada nível espiritual.
Não poderemos crescer além do patamar em que estamos na Terra, se não entendermos a importância da linguagem simbólica, porque o símbolo transmite coisas que a palavra objetiva, direta e seca é incapaz de fazer.
Quem de vocês não se comove com o símbolo da cruz? Quem de vocês não se alegra com o símbolo que é uma flor? Se vocês entenderam isto, devem abrir os seus corações para dialogar com os símbolos, porque a cruz é o símbolo deixado pelo Mestre e a flor é o símbolo de Deus para o mundo da Natureza. Quero dizer com isto tanto a Natureza, quanto os seres humanos e os anjos, lidam com a comunicação por meio dos símbolos.
Que seria vocês se não estivessem lidando com os símbolos. Meus filhos amados? Movimento espírita perde muito achando que Kardec não queria saber de símbolos, mas a verdade é que muitos são incapazes de abrir o coração e por isso não conseguem lidar com os símbolos e usam de uma interpretação distorcida para justificar a própria limitação emocional.
Dizem: ah, isto é confuso, isto não interessa. Mas, filhos, se vocês não aderirem plenamente ao símbolo da cruz, nunca terão redenção espiritual, nunca. Se vocês não compreenderem que precisam desenvolver a mansuetude do carneiro, nunca terão paz. Mas, filhos, se vocês não aceitarem que nos primeiros séculos o peixe era o símbolo do Cristo e dos cristãos, nunca compreenderão a linguagem do Novo Testamento.
Filhos, não se pode crescer espiritualmente negando-se a vivenciar as lições da vida e da própria natureza. Ora, por que o Cristo apelidava Pedro de pedra? Por que o Cristo chamava João de trovão? Nunca pensaram nisto? Filhos, há muito a aprender com os símbolos, com a relação entre as expressões externas da vida e a vida espiritual profunda, íntima, dentro de cada um de nós.
Não é possível sair da prisão mental que vocês construíram, achando que era proteção, sem buscar os recursos fundamentais da linguagem simbólica.
Falo hoje muito didaticamente, porque sei que isto vai chocar os seus corações, acostumados a ouvir “Kardec era direto e objetivo”. Claro! Os símbolos também o são.
Quando espírito de verdade ensina: venho em nome de meu Pai, que ergue as ondas e faz germinar a semente. Filhos, que símbolo maravilhoso!
Não conseguiremos falar uma linguagem espiritual elevada, se não nos dispusermos a compreender os símbolos do cristianismo, porque se vocês não sabem, entendam: a palavra Cristos é um símbolo maravilhoso que vocês deviam buscar compreender mais.
Que vocês fiquem em muita paz, do amigo espiritual de sempre.